sexta-feira, 30 de junho de 2006

JORNAL DE NOTICIAS – DESCONTO NOS PASSES ANUNCIADOS PELA METRO NÃO SÃO PRATICADOS

Não há descontos para ninguém. O tarifário social do andante, cuja entrada em vigor a Metro do Porto anunciou para o início do mês, ainda não está à disposição dos utentes. E, segundo as informações recolhidas junto de lojas Andante, não há qualquer prazo para crianças, estudantes, idosos e reformados passarem a ter direito aos prometidos descontos.
Apesar de, há dias, ter sido publicado, na Imprensa, um anúncio com as novas condições de utilização do andante, integrando, precisamente, os descontos - 25% para crianças (dos quatro aos 12 anos) e estudantes (até aos 25 anos); 47% para idosos e reformados. E sublinhando que essas condições de utilização estavam em vigor desde o dia 15 de Junho.
No entanto, ontem, 29 de Junho, a resposta obtida nas lojas Andante instaladas em duas das principais estações da rede de Metro (Trindade e Campanhã), foi elucidativa "Os descontos ainda não estão em vigor e não há prazo para que isso aconteça".
Muitos utentes receberam a mesma resposta, o que causou natural insatisfação.
O JN contactou a Transportes Intermodais do Porto (TIP), mas o administrador-delegado da empresa, Coutinho dos Santos, não esteve disponível para esclarecer o que tem motivado os sucessivos atrasos no tarifário social. Dessa forma, continua por saber, também, qual a data para a efectiva entrada em vigor dos preços sociais.
Os descontos vão repercutir-se nos passes (assinaturas mensais) e não nos bilhetes ocasionais. Recorde-se que o sistema andante (usado no metro e em alguns serviços da CP e da STCP) motivou muitas críticas da parte de utentes, que consideram os preços muito elevados. E, ao contrário do que acontece noutros tarifários de transportes públicos, não tem qualquer componente social. Situação que, afinal, e ao contrário do que foi dito pelos responsáveis, manter-se-á por mais algum tempo.

Jornal de Notícias 30 de Junho de 2006 - Hugo Silva