terça-feira, 13 de março de 2007

LINHA 600

Exmos. Srs


Eu, Maria Rosa Azevedo do Novo, utilizadora desta linha, venho por este meio manifestar o meu apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Movimento dos Utentes de Transportes e ao mesmo tempo ser solidário com a vossa luta pois, eu que também sou um dos utentes da Linha 600 e que me sinto prejudicado na maneira como os horários desta carreira estão a ser elaborados, assim como o não cumprimento de horários, bem como o facto de andar este carro superlotado, tornando impossível entrar nele e ficar imenso tempo à espera de outro.


Dirijo-me ao Movimento para me solidarizar com todas as vossas iniciativas de informação e luta para bem dos Utentes do Serviço de Transportes Públicos, entre outras coisas, sei que até ao dia 15 de Março os S.T.C.P. ficaram de dar uma resposta às reclamações apresentadas pelo Movimento. Espero que dessa reunião saíam proposta dos S.T.C.P. que satisfaçam as reivindicações do movimento.


Sem mais qualquer assunto de momento, bem-haja pelo trabalho que têm feito
Subscrevo enviando os meus respeitosos cumprimentos.

sexta-feira, 9 de março de 2007

SEM ACESSO



Dia 16 iremos alertar para as dificuldades dos cidadãos portadores de deficiencias, com as barreiras arquitectónicas existentes incluindo no acesso aos transportes públicos.

quarta-feira, 7 de março de 2007

RESPOSTA AO REQUERIMENTO DO PCP NA AR - INDEMNIZAÇÃO COMPENSATÓRIA À STCP

Gentilmente enviado pelos Deputados da AR do PCP

JORNALISMO PORTO NET - UTENTES EXIGEM DEMISSÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA STCP

"É a única solução", diz Carlos Pinto, do Movimento de Utentes, que promoveu uma vigília pouco participada contra a reestruturação da rede de transportes.
O Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) exige a demissão da administração da a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), face às alterações insignificantes ao novo modelo implementado pela empresa no início do ano. A única solução é a demissão da administração da STCP, porque as alterações são insignificantes e não nos convencem, afirmou ao JPN Carlos Pinto, do MUT-AMP, que esteve presente numa nova vigília de protesto na Avenida dos Aliados contra a reestruturação da rede de autocarros.
Carlos Pinto acusa ainda a STCP de andar a enganar os utentes com os pequenos reajustamentos que tem vindo a fazer, tentando que isto caía no esquecimento. As críticas estendem-se ainda ao ministro das Obras Públicas e dos Transportes, Mário Lino, por não se ter ainda pronunciado sobre a nova rede de transportes, apesar dos abaixo-assinados enviados pelo MUT-AMP.
O movimento está a elaborar um caderno reivindicativo que vai fazer chegar ao Ministério das Obras Públicas e dos Transportes, à administração da STCP e à Câmara do Porto.
Vigília pouco participada
Não eram mais de quinze os manifestantes que se deslocaram à Avenida dos Aliados depositar um vaso com flores em sinal de protesto pela arrogância do poder político. Os utentes queixam-se sobretudo da supressão ou da diminuição de algumas linhas que alteraram o seu quotidiano, assim como da necessidade de fazer mais transbordos, aumentando, desta forma, os custos das viagens.
É o caso de Maria de Araújo, que se sente muito prejudicada com a extinção das linhas entre Monte dos Burgos e a Maia e Matosinhos. Temos que apanhar dois autocarros e no transbordo ainda tenho que andar a pé uns bons 100 metros, lamenta a senhora, que se deslocou de propósito à Baixa para dar voz à luta.
Ainda a discreta manifestação não tinha começado, mas Guilherme Henriques já colocava o seu vaso do protesto. Vive em Vila Nova de Gaia, vem bastantes vezes ao Hospital de S. João, mas a vida ficou mais complicada com a diminuição da frequência de autocarros. E o metro? Para Guilherme Henriques é caro e não dá jeito.
O objectivo da STCP em potenciar a intermodalidade entre os transportes da cidade, nomeadamente o metro, não consegue satisfazer as necessidades de todos os clientes. A extensão é mínima e, além disso, existe uma grande percentagem de utentes que não se consegue adaptar ao metro, nomeadamente os idosos e os deficientes, porque algumas estações não têm boas condições de acessibilidade, explicou ao JPN Norberto Alves, coordenador do MUT-AMP.
http://jpn.icicom.up.pt/2007/03/07/utentes_exigem_demissao_da_administracao_da_stcp.html

HUMANIZAÇÃO DO ESPAÇO CENTRAL DA AV. DOS ALIADOS

Hoje, às 17h30, vamos colocar vasos de flores no pé da estátua dos "Meninos" na Av. dos Aliados como contributo para a humanização ambiental daquele espaço nobre da Cidade do Porto e como mensagem de desagrado pela insensibilidade da STCP em corresponder aos justos anseios da população por melhores e mais adequados transportes públicos.
O Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto apela à participação e ao contributo de todos para que o objectivo seja conseguido.
Em anexo exemplares de bandeiras para serem espetadas nos vasos de flores com as mensagens do descontentamento da população.


terça-feira, 6 de março de 2007

JORNALISMO PORTO NET – PORTO: UTENTES DA STCP VOLTAM AOS PROTESTOS

Alteração ao modelo de transportes da STCP é motivo para novas acções de luta do Movimento de Utentes dos Transportes. Depois de algum tempo sem protestos contra as alterações na rede da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), o Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) agendou para esta semana duas acções de luta contra as mudanças implementadas a 1 de Janeiro. Para terça-feira, às 17h30, o MUT-AMP apelou à concentração dos portuenses na Avenida dos Aliados, onde será depositado um ramo de flores como protesto pelo transtorno causado aos utentes. Na quinta-feira, o movimento organiza uma acção de rua junto ao Teatro Rivoli para sensibilizar as entidades responsáveis para os problemas que os cidadãos deficientes têm de contornar para se deslocarem, que, diz o MUT-AMP, foram agudizados com as alterações feitas pela STCP. A nova rede levou ao "aumento de circulação de autocarros articulados, mais antigos, que ainda possuem degraus à entrada”, já que as rampas à porta dos autocarros só foram introduzidas há relativamente pouco tempo, exemplifica o coordenador do MUT, Norberto Alves. "Arrogância" do poder político A "extinção dos transbordos e o regresso das ligações directas” voltam a estar no centro dos protestos. A reestruturação da STCP, ao acabar com algumas ligações directas, “obriga os utentes a utilizar dois ou três autocarros para efectuar percursos que, anteriormente, só exigiam um veículo”. Por outro lado, os transbordos causam frequentemente atrasos aos utilizadores. Norberto Alves aponta outras queixas dos utentes: o facto de a STCP não ter avisado atempadamente os clientes do serviço de transportes, o que se reflectiu em alguma desorientação, bem como “a deslocação de algum mobiliário urbano, que fez com que muitas paragens ficassem em locais sujeitos a condições meteorológicas adversas”. O MUT-AMP acusa as entidades políticas de “arrogância” e de falta de diálogo com as populações. Argumenta ainda que cabia ao poder político pressionar a entrada em funções da Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto antes da implementação da nova rede da STCP.

http://jpn.icicom.up.pt/2007/03/06/porto_utentes_da_stcp_voltam_aos_protestos.html

segunda-feira, 5 de março de 2007

VASO NOS MENINOS DA AV. DOS ALIADOS



Dia 7 de Março de 2007, pelas 17h30!


O MUT-AMP, vai promover uma vigília, contra o novo modelo da STCP. Numa acção simbólica apelamos a todos os Portuenses que junto a estatuta da "menina" na Av. Aliados depositem um vaso com flores em sinal de protestos pela arrogância do poder politico. Esta acção também vai contribuir para o não esquecimento da nossa saudosa Av. dos Aliados! Participe, contribua para o desenvolvimento do País!