quinta-feira, 30 de novembro de 2006

JORNALISMO PORTO NET - REDE DA STCP SOFRE GRANDES MUDANÇAS EM JANEIRO

STCP reduz número de linhas e aposta na complementaridade com o metro. Linhas passam a ter três dígitos.
A partir de 1 Janeiro de 2007, a rede da STCP vai sofrer profundas alterações, que passam pela redução das actuais 82 linhas para 58. A terceira e última fase da Nova Rede de transportes pretende "racionalizar" o sistema, eliminando sobreposições com o metro. Linhas mais curtas, flexíveis e com horários mais regulares e a integração de todas as linhas no tarifário Andante são as novidades.
A sobreposição com a cobertura do metro foi o principal critério nas mudanças, que trazem uma nova "filosofia": "percursos mais curtos e flexíveis e possibilidade de compatibilização com outros meios de transporte", enunciou hoje a presidente do Conselho de Administração da STCP, Fernanda Meneses, na apresentação da Nova Rede.
Os responsáveis da empresa admitiram que há linhas muito utilizadas, como a 21 (Castelo do Queijo-S. Roque) e a 78 (Hospital de S. João-Castelo do Queijo), que desaparecem. Os itinerários que as substituem obrigarão a mais transbordos, mas a STCP garante que os tempos dos percursos vão ser reduzidos, muito graças à intermodalidade com o metro.
A reorganização da rede é também uma resposta à redução da procura dos serviços da empresa, que baixou 13% nos últimos anos devido ao crescimento do transporte automóvel e o surgimento do metro. Durante o primeiro semestre do próximo ano, serão testados os efeitos das mudanças e equacionados eventuais ajustamentos.
Três dígitos
As linhas passam a ter três dígitos para facilitar a compreensão sobre o seu destino. O primeiro dígito designa a área geográfica de um dos términos (as linhas 900, por exemplo, terminam em Gaia). Mantêm-se algumas linhas com dois dígitos por serem operadas por empresas privadas ao serviço da STCP ou razões históricas.
No desenho da nova rede, foi definido um quadrilátero central composto por Boavista, Marquês, Baixa, Campo 24 de Agosto, pontos de fácil interface com outras linhas ou transportes, e um outro mais largo para as linhas mais suburbanas da periferia norte, que inclui o Hospital de S. João.
A STCP contactou, durante o mês de Novembro, os presidentes de câmara e juntas de freguesia para proceder às mudanças. O diálogo com as autarquias permitiu ainda a criação de seis linhas especiais não rentáveis à STCP.
Haverá três novas linhas Z (Francelos, Angeiras e Lordelo), caracterizadas por serem curtas, muito localizadas e permitirem ligar os habitantes de zonas com baixa procura de transportes à restante rede.
Até 20 de Janeiro, a Linha Azul (808 200 166) será reforçada. A campanha de divulgação motivou ainda o primeiro "spot" televisivo da STCP. Até ao fim da próxima semana será possível consultar a nova rede no "site" Itinerarium.

http://jpn.icicom.up.pt/2006/11/30/rede_da_stcp_sofre_grandes_mudancas_em_janeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário