quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

JORNALISMO PORTO NET – PORTO: UTENTES CRITICAM POLÍTICAS DE TRANSPORTES

Movimento de Utentes de Transportes da Área Metropolitana critica política de preços da Metro e reestruturação da rede da STCP.
O Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) critica a política de preços da Metro do Porto e o que considera ser a escassa intermodalidade praticada pela STCP. O movimento convocou para hoje, às 21h30, um debate subordinado ao tema "Que reestruturação para a STCP?", na Junta Freguesia do Bonfim.
O debate servirá para discutir temas relacionados com a política de transportes no Porto, que tem sido criticada pelo MUT- AMP. Segundo Norberto Alves, membro do movimento e moderador da mesa durante o debate, a STCP não está a acompanhar a política de intermodalidade iniciada pela Metro.
"A intermodalidade tem como objectivo que o utilizador do transporte público possa usufruir desse serviço em todas as empresas com o mesmo custo. É este o nosso conceito de uma tarifa justa socialmente", explica. O MUT-AMP considera elevados os preços do metro e receia aumentos.
Durante o debate, o movimento vai comparar as situações das áreas metropolitanas de Porto e Lisboa. Na capital, aponta Norberto Alves, o "conceito de intermodalidade existe com preços muito mais acessíveis".
"Em Lisboa o sistema funciona através de coroas, e não de zonas, como no Porto. Vamos tentar implementar o modelo de Lisboa no Porto. A primeira coroa é a cidade toda de Lisboa, onde se pode circular de um lado para o outro, em qualquer transporte, sem estar preocupado se é a zona A ou B".
Mudança na rede da STCP "executada à pressa"
A principal medida a ser proposta no debate será um maior faseamento das alterações na STCP, que serão implementadas a 1 de Janeiro. "A medida essencial é que esta reestruturação seja ponderada, pois ela está a ser executada à pressa. Numa questão de 30 ou 60 dias, estão a tentar que as pessoas mudem a sua forma de viajar", critica.
A partir de 2007, várias linhas serão fechadas, algumas delas muito movimentadas, como a 78, facto que merece a crítica do MUT-AMP. "É muito mau. Desejávamos ser ouvidos. Por causa do sistema intermodal estão a ser suprimidas algumas linhas para afunilar a rede de autocarros com o metro. Quem usa essas linhas vai sair lesado, porque há linhas que são um bem essencial para as pessoas e que não são abrangidas pelo metro", diz Norberto Alves.
Apesar de o debate ser sobre a STCP, não haverá nenhum representante desta empresa, já que o MUT-AMP pretendia ter apenas oradores das comissões de utentes.
A redução dos preços para estudantes e reformados é também considerado prioritária pelo movimento.

http://jpn.icicom.up.pt/2006/12/06/porto_utentes_criticam_politicas_de_transportes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário