segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

JORNALISMO PORTO NET – PCP: GOVERNO NÃO PODE IGNORAR PROBLEMAS NA NOVA REDE DA STCP

PS e BE confiantes na resolução dos problemas, após reunião com empresa. Dia fica marcado por protestos em Leça do Balio.

O PCP quer que o Governo intervenha para corrigir o que considera ser a "clara e acentuada degradação" do serviço prestado pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
O deputado comunista Honório Novo vai reunir na próxima segunda-feira com a administração da empresa, depois de ter ouvido, hoje, as reivindicações do Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP).

"O Governo não pode assobiar para o ar e atirar a resposta para o Conselho de Administração [da STCP]", afirmou Honório Novo ao JPN, depois da reunião com o movimento.
O deputado eleito pelo círculo do Porto e vereador na Câmara de Matosinhos viu "sem surpresa" os vários protestos da população contra a implementação da fase final da Nova Rede, em vigor desde 1 de Janeiro.

A diminuição da frequência em muitos trajectos aliada ao aumento do número de transbordos levou a um aumento do tempo em 50% gasto em transportes, denuncia.
Se se somar a isso, a redução das carreiras aos fins-de-semana, está-se perante, no entender do comunista, a uma mudança "inaceitável" e "economicista" numa empresa de serviço público. Problemas "evidentes" e "notórios" que devem ser resolvidos imediatamente, sem esperar pelo fim do período experimental de seis meses estabelecido pela STCP.
Para Honório Novo, os ajustes em alguns pontos da rede já anunciados pela STCP são meras "declarações de intenção". "Não nos tranquilizam", afirma. "Queremos compromissos e decisões rápidas para que sejam resolvidos muitos dos problemas da nova rede".

PS e BE confiantes
Delegações do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda (BE) reuniram hoje com a administração da STCP. "Encontrei uma administração receptiva a sugestões e muito empenhada em resolver os problemas", afirmou o deputado socialista Fernando Jesus à Lusa. "Muitas das reivindicações dos utentes estão a ser tratadas e algumas até já foram resolvidas".
Já Alda Macedo, deputada do BE, disse à Lusa que a nova rede tem "falhas graves que é necessário corrigir", mas frisou que a administração da empresa "manifestou abertura para promover acertos nas linhas [de autocarros] com mais problemas".

Protesto em Leça do Balio
Os protestos voltaram hoje às ruas do Grande Porto. Em Leça do Balio, Matosinhos, dezenas de populares bloquearam esta tarde a passagem de um autocarro da STCP, segundo contou à Lusa fonte no local. O protesto obrigou ao corte do trânsito na Rua dos Bombeiros Voluntários.
Na origem da acção está a alteração de percurso de uma linha de autocarros, que agora termina em Araújo, deixando de seguir até à Maia, como acontecia na anterior rede. De acordo com a mesma fonte, a nova linha já não serve o cemitério e o Centro de Saúde de Leça do Balio.
Os movimentos locais de utentes reúnem hoje para decidir a atitude a tomar depois da audiência infrutífera com a administração da STCP. As decisões serão anunciadas em conferência de imprensa, amanhã, no Porto.

http://jpn.icicom.up.pt/2007/01/08/pcp_governo_nao_pode_ignorar_problemas_na_nova_rede_da_stcp.html_rede_da_stcp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário