sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

JORNALISMO PORTO NET – STCP: MARCHA LENTA TRANSFORMADA EM "PASSEIO" DE PROTESTO

Governo Civil não autorizou "manifestação ilegal". Movimento de Utentes acusa governadora civil de "má fé".

O que estava previsto ser uma marcha lenta que ocupasse uma rodovia da Praça da Liberdade até ao Governo Civil do Porto tornou-se num "passeio" de protesto relativamente calmo se comparado com as últimas manifestações contra a nova rede da STCP.

Não terão sido mais de 150 pessoas a fazer o percurso a pé até ao Governo Civil, onde foi entregue uma carta à governadora Isabel Oneto, menos do que em protestos anteriores. No documento, assinado pelo Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT), diz-se, porém, que o "descontentamento e a indignação não param de aumentar".
Em causa estão as alterações à rede da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), que, acusa o MUT, aumentou o número de transbordos e os tempos de espera, eliminou carreiras ao fim-de-semana, e fez dos habitantes nos concelhos vizinhos do Porto "cidadãos de segunda", já que suprimiu percursos directos até ao centro do Porto.

Três responsáveis do MUT foram identificados pela PSP. O Governo Civil não autorizou a marcha lenta porque não foram cumpridos o prazo fixado por lei (48 horas) para o pedido de realização do protesto. "Estou completamente disponível para o diálogo, mas não dou cobertura a manifestações ilegais", salientou a Isabel Oneto aos jornalistas.

Em resposta, os utentes fizeram antes um "passeio", que só saiu do passeio já na Rua Gonçalo Cristóvão, junto do Governo Civil. Carlos Pinto, da direcção do MUT, acusa a entidade de tomar partido e de "má fé" perante o "pequeno lapso" que originou o incumprimento dos prazos legais por parte do movimento.
O movimento volta a reunir com a administração da STCP na próxima segunda-feira e pondera fazer queixa ao Provedor de Justiça Europeu se o Executivo não tomar posição pública sobre a remodelação da rede de autocarros do Porto.

http://jpn.icicom.up.pt/2007/01/19/stcp_marcha_lenta_transformada_em_passeio_de_protesto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário