segunda-feira, 18 de junho de 2007

JORNAL DE NOTICIAS – STCP MEXE NO TRAJECTO DO AUTOCARRO 902

O trajecto dos autocarros da linha 902 sofreu uma alteração esta semana. A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) acedeu à solicitação da Câmara de Gaia, para que fosse mudado o percurso no nó da Arrábida. O ajustamento permitirá o acesso em segurança às paragens dos residentes naquela zona.
"É um novo percurso que servirá as pessoas da parte alta da Afurada, do Centro Histórico e do Bairro do Cavaco. Reforça a mobilidade naquela área", explica Marco António Costa, vice-presidente da Autarquia, recordando as solicitações dos residentes locais, em particular dos habitantes do Bairro do Cavaco, obrigados a atravessar as vias de intenso tráfego para chegar às paragens sem abrigos, que ficavam mais distantes. Um caminho feito a pé sem segurança.
"Os moradores manifestaram essa preocupação e o presidente da Junta da Freguesia Afurada e o vereador dos Transportes, Firmino Pereira, pediram a colaboração da STCP", indica o autarca, satisfeito com a resposta positiva da empresa.
Assim, os autocarros 902, vindos do Porto rumo a Gaia, deixarão de seguir directamente pela Avenida dos Escultores (em direcção ao Carrefour). Agora, ao sair da ponte de Arrábida, passam por baixo da travessia - tal como sucedia no passado -, onde se encontra uma paragem. Este abrigo servirá, também, as carreiras 902 e 903 (Laborim/Casa da Música) no sentido oposto, ou seja, de Gaia rumo ao Porto.
Desta forma, os moradores do Bairro do Cavaco já não precisam de atravessar as vias de intenso tráfego. Podem usar o túnel pedonal desnivelado, criado propositadamente pela Câmara. Esta alteração do trajecto pela STCP elimina as paragens sem condições, colocadas na nova rotunda, junto à Afurada de Cima, e próximo do portão do condomínio fechado Jardins da Arrábida.
Em carta enviada ao Município, a presidente da STCP, Fernanda Meneses, sublinha que as mudanças entraram em vigor na segunda-feira e irão manter-se por seis meses. "Dado o facto da procura da linha 902 ter vindo a aumentar no percurso agora em alteração, procederemos à avaliação do seu comportamento durante seis meses para ser feito, então, um balanço final e definida uma opção mais definitiva", refere na missiva.

Jornal de Noticias - 18 de Junho de 2007 - Carla Sofia Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário