quarta-feira, 8 de agosto de 2007

JORNAL DE NOTICIAS – INFORMOU EM 29 DE SETEMBRO DE 2005

Para quem não se lembra, esta foi uma grande conquista dos utentes.
Vários utentes da STCP foram forçados a trocar passes que ainda tinham validade

STCP devolve custo de passes a 5000 utentes

Recuo Reembolso do montante dos cartões vai custar 7500 euros Empresa cedeu aos protestos

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai reembolsar 5000 utentes que foram forçados a pagar a substituição dos passes antes de estes terem expirado o prazo de validade, no âmbito da campanha, lançada em Julho passado, tendo em vista a intermodalidade. A empresa fez "marcha-trás" depois das várias reclamações de utentes, que não se conformavam com aquela dupla cobrança. Terá agora de devolver um total de 7500 euros. O compromisso ficou firmado, ontem, num protocolo assinado pela STCP, Deco-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e Provedor do Cliente. No documento, a empresa compromete-se a rever os custos imputados aos clientes, que descem de cinco para três euros. Assim, os utentes com passes válidos até Julho de 2007, inclusive, devem pagar três euros pela troca do cartão; os que tenham cartões com validade até ao período entre Agosto de 2007 e Julho de 2008, devem despender dois euros; e os com títulos válidos entre Agosto de 2008 e Julho de 2009, pagam um euro. Por sua vez, os passageiros com cartões válidos para além de Julho de 2009 nada têm a pagar pela troca dos mesmos.No sentido de saldar as "dívidas", a STCP começou por apurar, mediante pesquisa informática, quais os clientes que pagaram uma quantia superior à que lhes era exigível - foram contabilizados 5000, num universo de 40 mil que já trocaram os passes. A empresa vai, agora, remeter uma carta a todas essas pessoas, que lhes possibilitará (ao ser apresentada nos postos de atendimento da STCP, lojas Andante, estações dos correios revendedoras de passes e restantes revendedores) a devolução do montante cobrado indevidamente. Em alternativa, essa verba poderá ser deduzida na compra de títulos ou produtos da empresa. Após a assinatura do protocolo, Juvenal Peneda, presidente do Conselho de Administração da STCP, desvalorizou a verba que terá de ser restituída, sublinhando a "questão de princípio" que está na origem da alteração. "O que queremos é preservar a relação com o cliente", realçou, sublinhando que se tratou de um "acto de humildade e não de coragem". Carlos de Brito, provedor do cliente da STCP, aproveitou para aconselhar a empresa a melhorar o processo de comunicação com os seus utentes, para evitar "boatos e indecisões".

http://jn.sapo.pt/2005/09/29/grande_porto/stcp_devolve_custo_passes_a_5000_ute.html

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