sexta-feira, 21 de setembro de 2007

PRIMEIRO DE JANEIRO – UM DESEJO CHAMADO ELÉCTRICO

Tal como o MUT-AMP tinha comunicado, em que iria estar atento ao tarifário praticado e horário aplicado, deixamos a seguinte observação:

Com o horário praticado o serviço de transportes não assegurará o transportes aos trabalhadores da área envolvente pelo facto de que às 09:30 as lojas já devem estar abertas e às 19:00 estão a encerrar.

O MUT-AMP irá fazer chegar o seu parecer ao CA da STCP para que esta observação seja estudada pelos seus técnicos.

Deixamos-vos com a noticia do Primeiro de Janeiro



Os eléctricos voltaram a transitar na Baixa daquela que foi a primeira cidade da Península Ibérica a contar com esse carismático meio de transporte. Foram introduzidos em 1895. Esmoreceram na década de 80. Hoje voltam a estar à disposição dos portuenses.
Victor Melo



Foi ao som de Jazz que o eléctrico voltou à Baixa do Porto. Trinta anos depois, a carismática carruagem amarela voltou a atravessar a Avenida dos Aliados, por entre uma multidão entusiasta.
Se outrora foi a estupefacção que dominou os portuenses, “incrédulos com a origem da força que fazia mover os carros” – como noticiou o extinto O Comércio do Porto, em 1895 – ontem foi o saudosismo que se apoderou das dezenas de transeuntes que cederam alguns minutos do seu quotidiano para dar passagem ao eléctrico.
Carlos Azevedo, 72 anos, assistia impávido à deslocação do tradicional meio de transporte. O olhar fixo e paralisado, como que atingido por uma electrocussão nostálgica: “Apanhava todos os dias o número 20, em Serpa Pinto, para ir para o trabalho”. Meio século depois, foi a carruagem número 22 a que chegou aos Aliados, com a figura conhecida como “emplastro” empiriquitada no veículo, para gáudio da multidão assistente.
Rui Rio, autarca portuense, revelou-se satisfeito, considerando que este regresso do eléctrico vai de encontro a duas prioridades por si definidas: A revitalização da baixa do Porto e o fomentar de mobilidade.
“Uma Baixa competitiva só se consegue com um Centro Histórico revitalizado” afirmou, sublinhando que “o que dá vitalidade a uma cidade é precisamente o que a torna diferente das outras”. Com base nesse pensamento, assegurou: “A partir de hoje, o Porto é mais Porto”.
A viagem inaugural contou também com a presença de Ana Paula Vitorino, secretaria de Estado dos Transportes. Com a rejuvenescida carruagem como pano de fundo, fez questão de frisar que “mais do que um regresso ao passado, este momento constitui um passo em direcção ao futuro”. Ana Paula Vitorino aludia à necessidade de afirmação dos transportes públicos relativamente ao individual, um desígnio assumido pelo seu ministério, tal como o privilegiar dos transportes “amigos” do ambiente.

Génese do projecto
A reintrodução do eléctrico no centro da cidade teve como génese uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a STCP, cujas obras iniciaram em Janeiro de 2007 e prolongaram durante uma gestação de nove meses. Passado esse tempo, Fernanda Meneses, presidente do concelho direcção da STCP, não tem dúvidas: “O eléctrico na Baixa do Porto é um momento de poesia, que traz muita beleza à cidade”.
A seu ver, o projecto – que remonta a 1998, idealizado no âmbito do Porto 2001 – vem ajudar a dar vida ao centro histórico, “contribuindo para mais e melhor movimentação de pessoas neste importante núcleo citadino”.
Os eléctricos utilizados são modelos das décadas de 1920 e 1930. Foram totalmente recuperados e modernizados, nas suas componentes mecânicas e eléctricas, mas mantendo a traça original.
112 Anos depois da sua introdução na cidade e após 30 de hibernação, os eléctricos estão de volta à cidade.


a saber
Novo percurso em funcionamento hoje
O novo percurso do eléctrico entra hoje em funcionamento, sendo a sua utilização gratuita durante o fim-de-semana. A linha passa pela Cordoaria, Clérigos, 31 de Janeiro, Batalha, estação do funicular dos Guindais (onde inverte a marcha), Santa Catarina, Passos Manuel, Praça de D. João I, Avenida dos Aliados, Praça Filipa de Lencastre, ruas de Ceuta e de José Falcão e praças Guilherme Gomes Fernandes e Gomes Teixeira.
Com funcionamento das 9h30 às 19h00 e com uma frequência de 30 em 30 minutos, os novo percurso do eléctrico terá como tarifário o Monomodal da STCP e o Multimodal Andante.



http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=532ae88bf508898ca59ba57376e4389f

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