sábado, 3 de fevereiro de 2007

CDU APRESENTOU DUAS MOÇÕES EM ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE RIO TINTO

STCP até ao Parlamento
Os utentes de Rio Tinto não se conformam com as novidades introduzidas na rede de autocarros pela administração da STCP.
A CDU em assembleia de freguesia apresentou duas moções. Uma foi aprovada e prevê levar o caso até à AR. A segunda foi reprovada.
Primeiro de Janeiro - Joana Soares
A Assembleia de Freguesia de Rio Tinto esteve sobrelotada pelos utentes que discordam da nova aposta da STCP. André Dias, que encabeça a Comissão dos Utentes de Rio Tinto, lastimou que “a STCP pensou na nova rede há vários anos sem consultar os utentes”, classificando a campanha de divulgação promovida pela administração dos transportes públicos, “desastrosa, feita de um dia para o outro”. O momento foi propício à entrega de cerca de 1800 assinaturas dos utentes à Junta de Feguesia, na tentativa de resgatarem uma solução. Dias avançou ainda que depois de amanhã (dia 5) “há o compromisso da STCP de proceder à ligação directa ao Marquês sem transbordo”.
Marco Martins, autarca da freguesia, adiantou, por outro lado, que “a STCP se comprometeu não só a criar a carreira 809 e a aumentar as frequências, mas também, de resolver a ligação até ao Centro de Saúde e Parque Nascente até ao próximo dia 16”.
Até à Assembleia da República
“Este é um País onde os transportes públicos são tidos como despesa e não como investimento. Um País atrasado”, firmou Júlio Roldão, deputado da CDU. “Numa cidade europeia uma nova rede chegaria a toda a gente”, frisou. Estava dado o mote para a moção que os comunistas elaboraram para levar até à Assembleia da República (AR), ao presidente da Câmara de Gondomar, e seus vereadores. A moção dita que é necessário não só “criar carreiras sem qualquer transbordo dentro de Rio Tinto”, como também “carreiras para as populações que eram anteriormente servidas por linhas com ligação directa ao centro do Porto”, requerendo ainda “o aumento das frequências de autocarros, a passagem pelo Centro de Saúde”. O documento foi aprovado por unanimidade.
Linha interna em estudo pela FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está a realizar um estudo, no sentido de averiguar as possibilidades da criação da linha interna de autocarros dentro da freguesia. “O custo para os utentes será quase zero”, salvaguardou Marco Martins, divulgando que serão “os privados que ajudarão a pagar o projecto através da publicidade”. Contudo, a deputada da CDU, Cristina Nogueira questiona “o que estará por detrás da proposta”, disse, avançando para a apresentação de uma segunda moção da CDU que previu deliberar por censura a proposta anunciada pela Junta de Freguesia. A moção foi reprovada por maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário