sábado, 11 de agosto de 2007

JORNAL DE NOTÍCIAS – UTENTES NA RUA EM 1 DE OUTUBRO

Utentes da STCP na rua

Reis Pinto
Os utentes da STCP vão manifestar-se na Baixa do Porto, no dia 1 de Outubro, protestando contra a nova rede , que reflecte, dizem, a "incompetência" do Conselho de Administração da empresa. Uma intenção anunciada, ontem, pelo Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP), numa conferência de imprensa em que pretendeu desmistificar o "balanço falacioso" dos primeiros seis meses da nova rede feito, recentemente, pela STCP.
O MUT-AMP, que continua a reclamar a reposição da rede antiga, com os "naturais ajustamentos decorrentes da existência do metro", sublinhou que as alterações introduzidas, com a extinção de 44 linhas e a criação de 30, deixou sem transportes zonas críticas da cidade, condenando pessoais idosas ao "ostracismo" ou a "residência fixa" pela extinção das linhas ou percursos que utilizavam.
Sem transportes
O movimento citou, como exemplo, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e o Hospital de Santa Maria. "Não se compreende como o único Serviço de Atendimento Permanente do Porto [junto à Rua da Constituição] fique sem autocarros à noite e muito poucos ao fim-de-semana. O Hospital de Santa Maria [na Rua de Camões] também deixou de ser servido pela STCP. Sabendo que é uma unidade especialidade em Fisioterapia, percebe-se mal que os doentes sejam obrigados, de canadianas ou cadeiras de rodas, a deslocar-se à Rua de Faria Guimarães ou ao Marquês", afirmou Domingos Alves, do MUT-AMP.
André Dias, por seu lado, sublinhou ser esta uma consequência do facto de o Conselho de Administração da STCP "não ver" e "muito menos frequentar a sua nova rede". "Os utentes sabem muito bem que o acréscimo de validações dos títulos de transporte não é indicador rigoroso que justifique o acréscimo do número de passageiros, já que uma das características da nova rede foi a introdução da necessidade de transbordos de passageiros", recordou.
Milhares de queixas ~
O MUT destacou que "milhares de reclamações ao Provedor do Cliente da STCP não encontraram eco no Conselho de Administração da empresa" e que está a decorrer, até ao final do próximo mês, uma campanha de esclarecimento.
"Não queremos que as pessoas reajam contra os motoristas, mas sim contra a empresa. Durante a campanha vamos contactar directamente com os passageiros, esclarecendo-os e mobilizando-os. A experiência parece mostrar que a empresa atende às razões de quem protesta na rua", sublinhou André Dias, justificando a manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário