sábado, 11 de agosto de 2007

PRIMEIRO DE JANEIRO – MANIFESTAÇÃO MARCADA PARA 1 DE OUTUBRO

Manifestação marcada para 1 de Outubro
O Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) anunciou ontem que vai promover a um de Outubro, uma manifestação de utentes da STCP na Baixa do Porto, exactamente nove meses após a implantação da nova rede.
André Dias, membro do MUT-AMP explicou que o objectivo desta manifestação é, nada mais, nada menos, do que “”contestar a desastrada implementação da nova rede da STCP”. Presentes na conferência de imprensa, para reafirmar todos os pontos da carta reivindicativa já existente, e alertar para todas as irregularidades ainda presentes na nova rede, já implementada há cerca de meio ano, estiveram cinco vozes do MUT-AMP: José Carvalho, André Dias, José Rocha Paiva, Domingos Alves e Carlos Pinho.
De acordo com os mesmos, em Maio foi feito um inquérito aos utentes da STCP, em que 95 por cento da população inquirida manifestou o seu desagrado pela nova rede, considerando que a mesma lhes tem causado prejuízos pessoais. Ao verificar esta realidade, o MUT afirma que não se intimidará com pressões, constrangimentos e ameaças, mobilizando os utentes na defesa dos seus direitos. Por essa razão, vai promover ainda, nos meses de Agosto e Setembro, uma campanha de esclarecimento e mobilização em torno da defesa dos transportes públicos que satisfaçam as devidas necessidades dos cidadãos.
Balanço dos seis meses
Para segundo plano, mas não com menos importância, ficou o balanço dos seis meses da implementação na designada «Nova Rede». O MUT começou por criticar o facto de o Conselho de Administração (CA) da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) ter divulgado recentemente aos órgãos de comunicação social o balanço feito dos primeiros seis meses da nova rede implementada, não o tendo disponibilizado no site da empresa. O MUT alega que isso “era o mínimo que a empresa podia fazer, visto ter como missão promover um diálogo permanente e mobilizador com os cidadãos”.
Após meio ano de implementação da nova rede, o balanço que o MUT-AMP faz da nova rede é que, durante este período, foram várias as manifestações dos utentes da STCP contra a nova rede, através de concentrações, vigílias, petições, abaixo-assinados, reuniões, assembleias e protestos. Para além disso, registaram-se inúmeras reclamações feitas ao provedor do cliente da STCP, mas que não obtiveram eco por parte do CA. O MUT-AMP acusa o CA da STCP de “incompreensão, insensibilidade social e incompetência”, alegando que os responsáveis por estas alterações na rede não a frequentam, porque se o fizessem, rapidamente perceberiam que está desajustada à população da cidade.
Diana Campos Ferreira
-----------------------------
A saber...Inconvenientes
Segundo o MUT, os trajectos e os tempos de viagem são mais longos, os autocarros andam sobrelotados, a bilhética além de confusa não é muito fiável e os preços são superiores aos da capital. Tudo motivos que o movimento considera serem mais que suficientes para continuar com os protestos contra a nova rede da STCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário