sábado, 11 de agosto de 2007

PORTUGAL DIÁRIO – CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DO MUT-AMP

Desmistificar e desmontar o «balanço falacioso» feito pela administração da STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) sobre os seis meses de funcionamento da Nova Rede - foi este o objectivo da conferência de imprensa do Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP). Ao anúncio de várias melhorias realizadas e ao maior número de pessoas a utilizar a rede de transportes públicos, os utentes responderam com exemplos de vários defeitos.
Na opinião de André Dias, porta-voz nesta conferência, o Conselho de Administração da STCP só faz alterações por exigência da população, demonstrando assim um «desconhecimento profundo da actual rede de transportes». Quando às exigências do MUT, tornadas públicas em manifestações anteriores, André Alves diz que houve alterações, mas apelida-as de «cosméticas», sem mudanças consideráveis na vida dos utentes.
Autocarros ecológicos, ou talvez não...
A STCP apresenta na sua frota cerca de 200 autocarros movidos a gás natural e que são, por essa mesma razão, «amigos do ambiente». O MUT confirma, mas lembra que há cada vez menos autocarros a servir a Baixa da cidade, logo as pessoas recorrem aos carros e acabam por poluir mais.
Uma «Nova Rede» com menor cobertura geográfica, principalmente em zonas primordiais como os hospitais, um passe geral que «custava 35 euros» e que agora «custa 69 euros», uma fiscalização que apenas pretendia caçar multas» e o caso, no «mínimo caricato», dos bilhetes impressos sem o preço e que obrigam o utente a deslocar-se a um dos três centros de reclamações para pedir uma factura, «obrigam» este movimento a realizar uma nova concentração/manifestação para o 1 de Outubro (nove meses após a implementação da nova rede).
André Dias, responsável por este início de campanha de sensibilização que durará até Setembro, diz que o intuito é fazer com que «as pessoas deixem de olhar para o chão e reajam contra o responsável», que, na sua opinião, é «o conselho de Administração da STCP».

Nenhum comentário:

Postar um comentário