domingo, 23 de setembro de 2007

JORNAL DE NOTICIAS – ALUNOS ESPERAM HORAS POR AUTOCARROS LOTADOS

"O meu filho até já vomita, de manhã, de tão preocupado que anda só de pensar que vai ter falta por não ter autocarro que o leve a tempo". A situação do filho de Maria Fernandes espelha a "angústia" que mais de meia centena de alunos sente todos os dias quando espera pelo autocarro nas paragens de Martim e Pousa, em Barcelos.

Desde o início do ano lectivo que os estudantes - a grande maioria do 5.º ano - esperam cerca de 45 minutos por uma camioneta. Nesse interim, vêm passar dois ou três autocarros que não param por já estarem lotados, quando chegam às últimas paragens a caminho da EB 2,3 de Cabreiros, em Braga.

"Isto não pode continuar. O meu filho anda num stresse que só visto, e numa altura em que está a mudar de escola. Não ajuda nada à mudança para o ciclo", diz Maria Fernandes, ponderando levar o filho de carro, após mais de meia hora apeada.

As crianças têm esperado e desesperado, de tal forma que, na manhã de anteontem, os dois primeiros alunos chegaram à paragem de autocarro, junto à EN 103, cerca das 7.30 horas. Mas nem a antecipação lhes valeu. Conseguiram entrar na camioneta apenas às 8.20, e porque o motorista, apesar de ter a viatura sobrelotada, acedeu levar as 40 crianças à espera. Só naquele local. Amontoados pelos corredores, lá seguiram viagem, em situação de perigo e ilegalidade, considerando a nova lei que regula o transporte escolar. Antes, alguns pais já tinham optado por levar os filhos de carro.

Mas, durante a semana, a situação foi muito mais caótica os alunos chegaram constantemente atrasados e, em alguns casos, mais de meia hora. "O meu filho explicou à directora de turma que lhe respondeu "azar!", mas que ia ver se podia tirar a falta. Todos os dias não pode ser. O passe está pago e não vamos, nem todos podem, perder tempo a levá-los à escola. O caso não se pode arrastar", disse, indignada Lúcia Lopes, que também tem comparecido na paragem de autocarros em Martim.

O problema com o transporte dos alunos para Cabreiros está também relacionado com a extinção da carreira entre a Póvoa de Varzim a Braga, passando por Barcelos e que tem deixado descontentes os utentes que utilizavam aquele trajecto, e que agora demora três horas devido à passagem por Famalicão.

Garantias de solução

Segundo fonte da Câmara de Barcelos, a Transdeve foi informada de que são cerca de 300 os alunos das freguesias de Pousa e Martim que este ano serão transportados para Cabreiros. A autarquia - a pagadora dos passes e, por isso, cliente da transportadora - diz que "está a acompanhar o caso e que compete aos operadores rodoviários assegurarem o transporte regular e em condições de segurança", sublinhando que a Câmara deve "requisitar e assegurar o pagamento dos passes". A Transedeve, através de Paulo Silva, garantiu que o caso estará resolvido segunda-feira com mais autocarros no percurso. "É um caso anormal porque há acréscimo grande de alunos, pelo que estivemos esta semana a avaliar o que fazer, considerando os horários dos alunos, porque nem todos viajam à mesma hora", rematou.

http://jn.sapo.pt/2007/09/23/norte/alunos_esperam_horas_autocarros_lota.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário