sábado, 22 de setembro de 2007

JORNAL DE NOTICIAS – NOVA SEDE DA QUERCUS EM “EDIFÍCIO VERDE”

Para dar um exemplo de como fazer uma construção amiga do ambiente, a QUERCUS vai recuperar um edifício da Refer, na estação de Sacavém, em Loures. Quando a reabilitação estiver completa, o espaço - que será auto-suficiente hídrica e energeticamente - vai funcionar como a nova sede nacional da associação ambientalista.

Segundo a coordenadora do projecto, Aline Delgado, o objectivo é "mostrar como se pode fazer a reabilitação de um edifício - um caso real - de acordo com o conceito de construção sustentável". "As muitas pessoas que entrarão na futura sede da Quercus vão-se deparar com este bom exemplo", explica a responsável, acrescentando que também haverá visitas ao espaço durante a fase de construção.

O primeiro passo para a concretização deste projecto foi dado esta semana, com a celebração de um protocolo entre a QUERCUS e a Refer, em que a rede ferroviária cede aos ambientalistas o edifício, que está neste momento desactivado e deteriorado. Segue-se a elaboração do projecto de arquitectura, que deverá estar pronto dentro de seis meses. Para a construção propriamente dita, que se iniciará por essa altura, a QUERCUS espera contar com o apoio de várias instituições e empresas.

Para além da auto-suficiência energética e hídrica - através da reutilização de águas residuais e pluviais - o "edifício verde" deverá ser neutro em emissões de dióxido de carbono. Cerca de 95% dos resíduos produzidos serão reciclados e o edifício deverá ter ar interior de boa qualidade e bom comportamento acústico, apesar de se situar junto à linha de comboio. Outro dos objectivos é que todos os colaboradores utilizem o comboio sempre que se dirigirem para a nova sede.

http://jn.sapo.pt/2007/09/22/pais/nova_sede_quercus_edificio_verde.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário