sábado, 21 de julho de 2007

JORNAL DE NOTICIAS – CLIENTES E COMERCIANTES JUNTOS PELO REGRESSO DO 79

Clientes e comerciantes juntos pelo regresso do 79


Uma manifestação conjunta de comerciantes, clientes e moradores da Rua de Costa Cabral, no Porto, exigiu o regresso do autocarro 79, cuja alteração de percurso dizem estar a matar o comércio. A marcha, com início na Praça do Marquês do Pombal e fim no cruzamento com a Avenida dos Combatentes, foi acompanhada por três carros-patrulha e uma carrinha do Corpo de intervenção da PSP, que identificou alguns dos organizadores. Rotina que decorre da lei, segundo a Polícia. A organização diz que não é só isso."O Governo Civil disse que não recebeu o fax a pedir a autorização", contou a Associação de Comerciantes do Porto (ACP). A segunda via solicitada não terá cumprido o prazo. "A senhora governadora civil já tem autorizado manifestações com 14 horas de antecedência", revelou Laura Rodrigues, presidente da ACP. "O que está em causa é mais importante do que isso e se for constituída arguida, será por uma boa causa", disse.
Considerando que o protesto "não foi ilegal", prometeu nova manifestação, que será solicitada por carta registada e com oito dias de antecedência, para daqui a duas semanas. Uma proposta consagrada no manifesto aprovado pelas dezenas de manifestantes. O documento "repudia a alteração do percurso", feito pelo actual 204, e "exige à STCP a reposição da antiga linha 79", a que "melhor serve as necessidades dos utentes".Exigências que podem ter eco junto da STCP.
"Há abertura para resolver o problema da ligação de Álvaro Castelões ao Marquês", que iria recuperar uma parte do trajecto do 79, disse Luís Miguel Seabra. O presidente da Junta de Paranhos mostrou um fax que a directora da STCP enviou, ontem à tarde, a prometer uma avaliação da "nova rede", até ao fim do mês, quando concluir a avaliação semestral.
Um balanço em falta, segundo Carlos Pinto, do Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto. "Esta manifestação mostra que o descontentamento é elevado, maior que 20% de utentes insatisfeitos de que fala a STCP", disse. "O serviço público que está em causa", vincou.
"Querem é acabar com isto", protestou Joaquim Ferreira, ex-funcionário da STCP.
"Se fizerem uma estatística, percebem que o 79 é viável", acrescentou. Segundo Luís Almeida, da Comissão organizadora, já fecharam cinco estabelecimentos desde o fim do 79.
"Esta é a primeira de muitas manifestações, porque há muito a fazer em Costa Cabral", disse.

Augusto Correia / Pedro Correia - JN

http://jn.sapo.pt/2007/07/21/porto/clientes_e_comerciantes_juntos_pelo_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário